RockAgility 7!!!! não perca!!!

escrito por Fabi Estiga nesta data  22. julho 2012 23:18

O melhor programa do mundo quando o assunto é Rock + Agility. Esse programa é com certeza o pior dos sete que gravamos, mas...



Tags:

Agility

Comentários

23/7/2012 00:45:49 #

Renan

Meus comentários:

- Silas como muso? Justo o chicken little? haha todos sabem que o muso do Agility mundial é o Sidnei Osório, que trabalha lá do DW.
- O Marco falou que os obstáculos da CBA não são suficientes pra fazer uma prova. Acho que ele quis dizer os da Cãopetição. rs
- Acho que o repasse deveria ser em cima do líquido e não do bruto, contanto que os gastos sejam aprovados, etc e tal. Agora, quanto à organização da prova, acho que parte desse modo seria porque diretamente o organizador é beneficiado (uma prova no ABC traria alunos à escola mais próxima, no caso a Cãopetição). Obviamente o agility como todo é beneficiado..
Concordo com o Fabi de que isso pode ser negociado.. E concordo com o Marco de que precisamos de lugares diferentes! Aquela ultima prova no ABC não foi organizada por vc?

- Fabi, como árbitro, não acho que é falta de respeito não avisar o árbitro.
Senão eu teria que falar: árbitro, se ele pular a zona de contato, morder a minha bunda, sair do slalon, queimar o fica, derrubar muita barra, eu vou corrigir. Nem sempre sabemos o que ele vai errar e podemos querer consertar tb.. E imagina tb todos os condutores indo falar com o árbitro..
- A regra dos apitos é da FCI sim. Porém, nem todas as regras da FCI devem ser seguidas Marco, elas podem ser adaptadas de acordo com a realidade dos países. Concordo, vai saber qual o critério de quando começa.

Acho que vcs deveriam fazer um programa sobre as alterações das regras!

Abs

Renan Brasil |

23/7/2012 01:49:15 #

Fabiano Estigarribia

Grande escolha para Muso Renan. Então Renan, bom saber o teu posicionamento, seria ótimo saber de todos.

Quanto ao programa, acho que seria sobre dúvidas né? hahaha

Tks!

Fabiano Estigarribia Brasil |

23/7/2012 11:51:15 #

Vívian Razel

Vamos nós aos comentários rss!
Primeiro agradecimento ao Fabi que me apresentou a música do Elvis! Grande música, grande Elvis que eu "conheci" em 1977! E tks Daniel por colocar na última hora!

Sobre organizar uma prova, isso me faz lembrar "antigamente" eram feitas reuniões com as escolas sobre as provas do Paulista. Quem queria organizar, as parcerias que eram feitas. Me lembro de provas onde 2 escolas se uniam pra fazer uma etapa. Hoje, sinceramente, não vejo "espírito de equipe" nisso.

Sobre o regulamento: contagem de 5 segundos sempre é subjetivo. Será que é uma contagem com um cronômetro visto por todos? 5 segundos pra um pode ser diferente do que é pra outro. E aí vou entrar num ponto mais complicado: credibilidade dos cronometristas, auxiliares e assim vai.

Já na competitividade dita pelo Anderson, acho que em todos os graus há uma competitividade, cada uma levando em consideração suas dificuldades. O iniciante pode ser tão competitivo quanto um grau 3.

Acho que é isso! E que venha o RA8!!!

Vívian Razel Brasil |

23/7/2012 12:05:05 #

Daniel Nakamura

Vivian, tem que contar assim: " 1, Curitiba, 2, Curitiba, 3,etc..." aí dá o tempo certinho...kkkk

Daniel Nakamura Estados Unidos |

23/7/2012 13:15:28 #

fabi

Por que Curitiba? kkk

fabi Brasil |

23/7/2012 18:25:23 #

Daniel Nakamura

Cara, é só contar! Dá 1 segundo exatamente!...kkkk.

Bom, pode ser outra palavra que tenha a mesma duração de Curitiba...rsrsrs.

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 18:43:05 #

Marco Magiolo

1 filomeno, 2 filomeno, 3 filomeno...kkkkkkkk

Marco Magiolo Brasil |

23/7/2012 18:52:53 #

fabi

1naka mura, 2naka mura, 3nakamura ou 1magi olo, 2magi olo, 3magi olo, kkk

fabi Brasil |

23/7/2012 12:16:27 #

Marco Magiolo

Renan...verdade! Eu me atrapalhei e disse que os Obstaculos da CBA não eram suficientes. Na hora nem percebi, mas depois escutando sim! O que eu quis dizer é que realmente os obstaculos da Cãopetição não são suficiente e aí preciso alugar os da CBA, gerando mais custos!
Concordo com vc também quando diz que a escola organizadora traria mais alunos para sua escola, é verdade! O problema é que a relação custo x beneficio nem empata, e desembolsar uma grana dessa pra fazer uma prova oficial é complicado.
Melhor fazer Matchs, mais baratos e que parece ser a mesma coisa aos olhos do publico para quem não conhece, trazendo novos alunos do mesmo jeito. Exemplo é o Open da Cãopetição que trouxe uma penca de alunos novos!
Ah...e como prometi no programa, já falei com o coordenador sobre os custos para a escola para a realização de uma etapa no ABC. Falo no próximo programa! Valeu Renan, continue ouvindo!
Abraço

Marco Magiolo Brasil |

23/7/2012 12:30:10 #

Artur Pires

Bom aqui estou eu.

Infelizmente ainda não ouvi o programa, coisa de internet lenta, mas vou ouvir.No entanto e face ao que está escrito parece que algo sobre regras não foi bem interpretado.Vou então tentar dar uma rápida explicação.

TREINAR é proibido pela FCI no dia e local da prova.Dito isto não tem mal algum a pessoa que é eliminada em um obstaculo , zona de contato, recolocar o cão na zona e seguir.Isso é corrigir e não treinar. Corrigir será permitido sempre que a secretaria da prova o permitir, treinar não.
Falta de respeito ao árbitro é premiar com comida ou brinquedo dentro da pista, refazer obstaculo atrás de obstaculo etc.Aí certamente será convidado a sair da pista.

REGRA DA SAÍDA

ANTERIORMENTE se a dupla demorava a iniciar a pista, o juiz dava um segundo apito para a dupla iniciar e se isso não acontecesse eliminava.

NOVA REGRA. se a dupla demorar a iniciar a pista, o juiz dá um segundo apito para iniciar e contará mentalmente 5 segundos, aí dá um novo apito e iniciará a contagem de tempo de prova em contagem manual.Aí a dupla terá o tempo máximo do percurso até ser eliminada.
Falando de corrigir , quem pretender corrigir o fica do cão terá o tempo máximo do percurso para o fazer e acabou o eliminado.

O que gostaria que tivessem falado e não falaram por certo para ter temas para próximos programas, ahah

FALTAS POR DERRUBE DE VARA OU TELHAS.

Agora a vara ou a telha não precisa de cair no chão mas sim deslocar-se da posição original até ao chão. Ou seja, exemplo, telha do muro que fique dependurada, será falta.

COLEIRA, seja qual fôr NÃO VAI PODER USAR MAIS. CÃO SEM COLEIRA.

ALGUMAS NOVIDADES

AUXILIAR DO JUIZ -  Vai voltar a ser na realidade auxiliar. Será quem o juiz determinar e não será obrigatoriamente árbitro. Poderá avisar o juiz sobre queda de barra ou telha e não poderá opinar sobre o julgamento, refugos zonas etc. SERÁ AUXILIAR DO ÁRBITRO PARA QUE A COMPETIÇÃO SEJA MAIS JUSTA.

REUNIÃO DO ÁRBITRO PRINCIPAL COM OS CHEFES DE EQUIPA- Em cada etapa o árbitro mais graduado será o responsável por toda a a arbitragem da etapa.Cerca de trinta minutos antes da primeira prova do dia ele vai-se reunir com os chefes de equipa e vai dar as informações da arbitragem para aquela prova, como e vão poder terminar as pistas de pois de eliminados ou não, entrada saída ,pré pista etc e lembrar aspetos das regras.

A partir da primeira etapa da Copa Paulista os árbitros que tiverem avaliação negativa, irão perder um ponto na ascensão da sua carreira, da mesma maneira que se for positiva irão receber um ponto.
Essa análise irá ser muito mais rigorosa.

Mais qualquer duvida estou á disposição.

abs

Artur Pires Brasil |

23/7/2012 12:45:08 #

Marco Magiolo

Ah...sr Artur...mas nós falamos exatamente da maneira que o sr colocou! A questão das novas regras (que eu já repassei para os alunos) ainda não tivemos a oportunidade de discutir no programa porque esse programa foi gravado no dia 15/07 antes da reunião da Comissão de Arbitragem!

Mas com certeza iremos conversar sobre as novas regras no próximo programa!
Obrigado! E continue ouvindo!

Marco Magiolo Brasil |

23/7/2012 13:21:17 #

Miguel

-Fabi, acho que "negociar" com a CBA sobre organizar uma prova não seja bem como você crê. Falo porque acompanhei de perto as dificuldades e gastos do Joel com as provas em Sorocaba e sobre o tratamento que ele recebeu.
-Discordo novamente do Fabi(rs) e volto a dizer, corrigir e treinar não são as mesmas coisas. Exemplo dos vídeos que foram postados na discussão: Nos dois casos, houve a correção localizada e se prosseguiu. Treino é repetição, executar o mesmo movimento por três, quatro, cinco vezes.
-Pô, vocês estão querendo ser mais realistas que o Rei: Acho que a regra da saída pode até ser subjetiva, mas a intensão é evitar os excessos. Para isso existe as recomendações da CA em como agir. A Luiza falou em corrigir o FICA? Se for, ela esta correta porque até que se atinja o TSP, ela pode deixar o cão parado lá sem problemas e sem infringir nenhuma regra.
-O Fun vai até o ponto em que você busca algo. Por mais light que você seja, você deseja pelo menos terminar uma pista ou não? Pois é, você está competindo com seus limites. O Agility é meu hobbie, me divirto e brinco muito com meus cães nos treinos, mas naqueles 35 segundos, a coisa é séria, fato que me motiva a continuar treinando e brincando com meus dogs. Se você não tiver objetivos, duvido que permanessa muito tempo no esporte, a competição saudável é motivadora.

Ah, eu escuto essa bagaça no trampo no horário do almoço ou a noite em casa.

Miguel Brasil |

23/7/2012 14:28:25 #

Fabiano Estigarribia

Miguel, o dia do discordo agora só em 2013. hahaha.

Fabiano Estigarribia Brasil |

23/7/2012 16:36:18 #

Daniel Nakamura

Sim, o dia do "discordo" já foi....kkkk. Então, concordo com o Miguel....ahahahaha.

No caso do primeiro vídeo, se for pensar bem, ela se utilizou da regra para corrigir o slalom. Veja bem, ela errou no slalom, certo?! Deveria corrigi-lo para abordar o próximo obstáculo.
Ao invés disso, foi para o túnel, 4 obstáculos anteriores, e nesse momento foi eliminada. Daí para frente, segui a pista normalmente, sem parar. Ou seja, foi eliminada por abordar o obstáculo errado, e segui em frente terminando a pista.

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 18:28:00 #

Daniel Nakamura

Seguiu....seguiu... Porque diabos não saiu a letra "u"?!!!

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 18:30:25 #

Miguel

Muito bom, Daniel. Fez a lição de casa direitinho... rs.
No outro caso, é parecido. O cão mata a zona da gangorra, ela abaixa a gangorra e o cão pula de volta - Eliminada porque tocou intencionalmente no obstáculo - a partir daí ela segue na sequência. É isso que a galera precisa entender. Valeu!

Miguel Brasil |

23/7/2012 23:39:25 #

Daniel Nakamura

Pois é, foi o que eu falei no programa. O condutor não está desrespeitando ninguém, está ainda dentro da regra!

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 15:26:22 #

Luíza

Miguel, exatamente, falei sobre corrigir o fica e já imaginava que o limite seria o TSP para fazer isso, rsrs

Porraaaaan Silas como muso?? Parei com vcs... ¬¬
Pra mim vcs num acertaram nem uma musa nem o muso xD

Sobre ser competitivo x fun. O que eu acho é que competição É legal, motiva os alunos aos montes, tanto que estão todos coçando na nossa escola com o campeonato mineiro. E pelo meu próprio exemplo, que se eu não tivesse competido nunca na vida já teria parado de fazer agility. É claro que a mentalidade de ser competitivo ou fun vai de cada um, mas é importante tentar achar o equilíbrio, acho que isso é a parte legal do agility.

Luíza Brasil |

23/7/2012 16:37:47 #

Daniel Nakamura

Credo Luiza, vc é muito exigente...rs. Só pintou gente bonita no Rockagility, até agora! Principalmente, neste último....kkkkkk.

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 17:09:16 #

Artur Pires

Isso mesmo Daniel, bora lá a fazer a próxima banca para árbitros, ahah.

Artur Pires Brasil |

23/7/2012 17:09:50 #

Artur Pires

E já agora não gosto do macaco que aparece nas minhas mensagens...ahaha

Artur Pires Brasil |

23/7/2012 18:12:24 #

Marco Magiolo

Daniel Nakamura...juiz de Agility???? Ah...essa eu queria ver!!! Vamos falar mal dele no RockAgility...kkkkkkkkkkkkk

Marco Magiolo Brasil |

23/7/2012 18:26:56 #

Daniel Nakamura

Putz, eu sou um mero agilista "juvenil", como o Fabi citou no programa...rsrsrs.

Daniel Nakamura Brasil |

23/7/2012 18:43:22 #

Marco Magiolo

1 filomeno, 2 filomeno, 3 filomeno...kkkkkkkk

Marco Magiolo |

23/7/2012 23:40:57 #

Daniel Nakamura

É, esse aí dá certo também....kkkkkk

Daniel Nakamura Brasil |

25/7/2012 17:35:32 #

Seo Kuka

O Artur deixou claro como proceder.
Acrescento que os adendos que permitem essa regra de apitos na saída, são formulados, CREIO EU, pela CBA, já que não me parece crível que a FCI tenha se dado ao trabalho de fazer adendos especificamente para o Brasil.
Quanto a refazer obstáculos, sincermente, considero treino. Ainda,se for permitido que a dupla após refazer termine a pista surge o problema do cão errar outro obstáculo. Dai, não se refaz? De que adiantou refazer aquele primeiro. Entendo que o condutor (aqueles que tiverem possibilidade) devem treinar seu cão como se estivesse em prova (barulhos, ansiedade que é do condutor e não do cão, transmitida a este). Isso é básico, me desculpem. Pela FCI a dupla desclassificada ou eliminada deve sair do percurso de imediato. É critério do juiz permitir ou não a conclusão do percurso. Isso se faz no Mundial e outras provas, tendo se tornado comum. Mas não existe regra específica, exceto alguma orientação da própria FCI que desconheço. O Artur deve saber.
Devemos nos lembrar que existem espectadores (alguns ao menos) que nada entendem das regras e certamente acharão muito estranho que uma dupla eliminada (se perceberem a eliminação) continue em pista. Para isso seria necessário uma explicação antecipada e pelo som, do que é ou não permitido.
Essa discussão vem desde 2005 com o Dante e a Suzuki. Insisto, eu fui voto vencido na CBA pois achzva que deveria ser permitida a correção.
Se agora resolveu-se permitir, que seja, mas como colocou o Marco, com muito bom sendo.

Seo Kuka Brasil |

25/7/2012 23:37:42 #

Artur Pires

Amigo Dr Eduardo

A FCI normatizou que no campeonato mundial, depois do apito do árbitro , permitindo á dupla iniciar o percurso, sejam contados 15 seg e se esta não iniciar a prova arranca o cronometro manual.Tudo isto porque , salvo erro, no ultimo ou penúltimo mundial , a Jane Dann levou cerca de 40 segundos para iniciar a pista deixando o cão no fica e indo reconhecer o percurso.Logo depois eu tive uma reciclagem para juízes na Argentina e me perguntaram o que eu pensava sobre esse episódio, tendo dito eu que conhecendo como funcionam as coisa na FCI, logo iria aparecer algo escrito sobre o assunto e assim foi.
Aqui não acontece tanto , mas acontece e daí o termos arranjado uma  formula de aviso um pouco diferente mas na prática quase igual e que até é favorável ás duplas, vejam minha explicação sobre isso na minha postagem anterior.
Quanto ao treinar, que eu sou contra, e ao corrigir o qual eu concordo e em terminar a pista que eu também concordo, a unica coisa que a FCI diz é que no dia e local da prova é proibido treinar.
Outra coisa que deixo bem claro para todos é que a autorização de terminar ou não a pista depois e eliminada a dupla será sempre da secretaria da prova , transmitida aos árbitros e aos condutores e a estes dado o livre arbítrio para o fazer ou não.SE optarem por o fazer então terão de seguir as regras impostas, não treinar.
Espero dar-lhe um abraço no domingo.

abs

Artur Pires Brasil |

Fabi Estiga

Mais, nas redes sociais.




Agility Esporte - divertimento acima de tudo. Se você faz agility e não se diverte é porque está fazendo errado. Acima de qualquer coisa respeite seu cão, lembre-se que ele nunca erra, não tem culpa e não pediu para praticar o esporte. Assim o bem estar de ambas as partes é primordial sempre. "Praticar é preciso, divertir-se é necessário!"